Unidades de Saúde: Empresas como quaisquer outras?
Health units: Companies like any other?
DOI:
https://doi.org/10.70360/rccse..v.95Resumo
Qualquer unidade produtiva que aspire a uma gestão acertada e coerente (e as unidades de saúde não são excepção à regra) deve preparar e rever com regularidade cinco planos de gestão:
Plano de Investigação e Desenvolvimento
Plano de Produção
Plano de Marketing
Plano Financeiro
Plano Administrativo
O objectivo do plano de marketing, ponto central deste diagrama, é fixar o futuro comercial da empresa, optimizando a utilização das suas possibilidades e recursos a fim de obter melhores resultados. Estes resultados podem não ser necessariamente financeiros: podem traduzir-se em eficiência, volume de acções, ou, como no caso de organizações sem fins lucrativos, num
maior número de indivíduos assistidos. Como elemento determinante da política da empresa, e porque é ele que vai condicionar a construção dos restantes, o Plano de Marketing deve ser estabelecido em primeiro lugar, sendo os restantes elaborados a partir dos dados por ele determinados.
Referências
(1) Kotler P. Marketing – Edição compacta. São Paulo: Editora Atlas S.A. 1996
(2) Thuillier P. Do Estudo de Mercado ao Plano de Marketing. Mem Martins: Edições CETOP, 1990
(3) Fessard JL. O Tempo dos Serviços aos Clientes. Mem Martins: Edições CETOP, 1995
(4) Hopson B, Scally M. 12 Etapas para o Sucesso (através do Serviço). Mem Martins: ZENITE – Edições de Gestão Lda, 1993
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