Ferramentas de Gestão (1): A Análise SWOT
Management tools (1): The SWOT analysis
DOI:
https://doi.org/10.70360/rccse..v.96Resumo
Um bom ponto de partida para uma reflexão sobre o que desejaríamos que viesse a ser o futuro da nossa organização é a realização de uma «ANÁLISE SWOT». Não há registos precisos sobre a origem desse tipo de análise. Segundo HINDLE & LAW-
RENCE (1994) a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen. Por outro lado, TARAPANOFF (2001:209) indica que a ideia da análise SWOT já era utilizada há mais de três mil anos quando cita numa epígrafe um conselho de Sun Tzu: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças ” Apesar de bastante divulgada e citada por autores, é difícil encontrar uma literatura que aborde directamente esse tema.
Referências
(1) Lendrevie J, Lindon D, Dionísio P, Rodrigues V. Métodos de Previsão. In : Mercator (6a Ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1996. p: 155-179.
(2) Nunes JC, Cavique L. A Metodologia do PAM. In: Plano de Marketing . Estratégia e Acção. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001. p: 182-192.
(3) SPM Comunicação. Análise SWOT. Available from URL: http://spmcomunicacao.blogspot.com. Acessed in 2009 (Jun 30)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.